Página principal
I.R.S. Dúvidas & Curiosidades
Tratamento e Entrega I.R.S.
2012-04-13, Diário Económico:
Guia para preencher o IRS sem dores de cabeça
...
Outra solução que os contribuintes poderão utilizar será o recurso aos serviços de especialistas em contabilidade para ajudá-los no preenchimento do IRS. Sofia de Sousa é técnica oficial de contas e, nesse âmbito, presta serviços também a clientes particulares que necessitem de ajuda no IRS. "A grande vantagem de se recorrer aos serviços de um técnico oficial de contas é que as pessoas têm a certeza de que fica tudo bem preenchido e que todos os benefícios fiscais são devidamente aproveitados. A vida das pessoas hoje em dia é tão ocupada que, para muitas delas, preencher a declaração é muita tarefa que lhes rouba tempo e causa muitas preocupações. Assim, recorrendo aos serviços de técnicos, as pessoas sentem-se mais descansadas", assegura Sofia Sousa. Esta técnica exemplifica que existem algumas situações com benefícios fiscais associados e que muitas vezes as pessoas desconhecem que podem deduzi-las na sua declaração. Por exemplo, se um contribuinte colocou uma lareira ou recuperador de calor em casa (ou se eventualmente terá substituído uma ou mais janelas) poderá deduzir esse valor na declaração.
Mas não é apenas para maximizar o reembolso do IRS que os particulares recorrem aos serviços de um especialista. Sofia Sousa refere que em determinadas situações, como quando um contribuinte vende ou compra uma casa, ou quando há um óbito ou ainda quando está em causa a declaração de mais-valias com acções, que os contribuintes particulares têm algumas dúvidas em saber como devem comunicar essas operações ao fisco e, por isso, recorrem a uma terceira pessoa.
Sofia Sousa diz ainda que os custos associados a estes serviços variam consoante a categoria de rendimentos e a fase de entrega. Para a primeira fase, e para as categorias A e H, o preço é 25 euros. Para as outras categorias de rendimentos, o preço é 35 euros. Sobre a declaração deste ano, a técnica oficial de contas adianta que "não vai ser mais complicado preencher o IRS este ano, o problema vai ser o reembolso final que este ano será menor do que aquele que as pessoas estavam habituadas a receber. E para o ano será ainda pior", assegura.
...